A moda é um fenômeno muito relevante atualmente. Uma pessoa precisa corresponder a um determinado status social, e a moda ajuda a navegar adequadamente na criação de seu estilo. Hoje em dia, a moda pode ser diferente: para roupas, maquiagem, livros, penteados e interiores. Existe também o trabalho da moda, a arquitetura da moda e, em geral, há moda para tudo. É um ritmo acelerado, hoje pode ser uma coisa e amanhã pode ser outra completamente diferente. A moda também gosta de voltar. O que estava na moda há 30 anos pode estar na moda amanhã.

Traduzido do latim, moda é uma predominância temporária e impermanente de gostos. A própria tradução contém a essência desse termo: mudança constante. Há muitas afirmações de que a moda é mutável, mas o estilo permanece com você para sempre.

A moda teve origem na França no século XIV. Naquela época, as mulheres ricas começaram a usar grandes chapéus cônicos. As pessoas o chamavam de chapéu com chifres. Depois de um tempo, o veludo e a seda começaram a entrar na moda. Veneza se tornou a maior lançadora de tendências no século XV.

As mulheres usavam decotes, trens longos, davam atenção especial aos cabelos, usavam penteados altos complexos na cabeça, acrescentavam apliques de cabelo, amarrando-os com lenços.

Desde o século XX, a moda tem sido ditada por estilistas, não por pessoas nobres e ricas.

Surgiram as primeiras casas de moda e, mais tarde, os espartilhos e as saias longas foram abandonados. Na década de 50, as mulheres começaram a usar calças em pé de igualdade com os homens. Nos anos 70, surgiram os jeans, e um estilo descontraído entrou na moda.

A moda vem e vai. E estilo é o que uma pessoa escolhe para si mesma. O estilo é definido por coisas que combinam umas com as outras

Por um lado, seu estilo pode ser absolutamente qualquer coisa e você pode usar o que quiser. Afinal de contas, uma pessoa escolhe seu próprio estilo. Mas, na realidade, ter estilo significa estar vestido de acordo com suas características naturais e com a moda.