Os valores são regras aprovadas que permitem que você tome decisões rapidamente. Em uma família, a lista de valores é uma questão de acordo: eles são formados pelos cônjuges de acordo mútuo e cuidadoso. No futuro, em sua vida familiar, o marido e a mulher tomarão decisões com base em suas principais prioridades – sua vida, seu ambiente, seus relacionamentos com amigos e parentes serão organizados de acordo com essas crenças.
Vamos tomar como exemplo um caso de negócios. Uma companhia aérea tem dois valores: tomada rápida de decisões e o desejo de enfrentar qualquer situação com senso de humor. Um dia, o chefe da tripulação, falando sobre segurança, pediu aos passageiros que fechassem os olhos e gritassem em caso de pane: “Ei”. Uma passageira daquele voo escreveu uma declaração na qual reclamava que não se deveria brincar com a segurança. Como o humor era um dos principais valores da companhia aérea, a resposta foi a seguinte: “Sentiremos sua falta”. A corporação ficou do lado do funcionário que estava agindo de acordo com as prioridades do empregador.
O mesmo acontece em uma família em que os valores comuns são estabelecidos. Os cônjuges estão prontos para defendê-los em qualquer situação e agir de acordo com eles, apesar dos obstáculos externos.
Se não houver valores ou se eles não forem aprovados, em caso de desentendimentos entre marido e mulher, não há nada que os una. E então o casal não vê sentido em continuar vivendo junto. Os valores são o fator que une e motiva. Portanto, quando se casarem, não se esqueçam de concordar com os valores, aprová-los, aceitá-los e agir de acordo com eles no futuro.
O valor da amizade
O homem é um ser social, e 85% de sua felicidade depende dos relacionamentos. Se o marido e a esposa aceitarem a amizade como um valor básico, eles a incutirão em seus filhos e tentarão tratar os outros e uns aos outros com gentileza.
O valor do esporte
A cultura física é muito benéfica para a saúde. Se você pratica basquete, natação, ginástica ou outros esportes desde a infância, desenvolve um certo metabolismo e, mais tarde, fica menos doente, sente-se ativo e com recursos.
O valor da família
Em uma família, todos os membros apoiam uns aos outros em qualquer situação. Se surgirem dificuldades ou circunstâncias externas desagradáveis, eles permanecem ao lado de seus entes queridos.
O valor da responsabilidade
Essa é a capacidade de assumir a responsabilidade por suas próprias ações. Não culpar as circunstâncias, mas agir para mudar a situação. Se uma família tiver o valor da responsabilidade, todas as conversas serão as mais construtivas possíveis. Os cônjuges não discutem quem é o culpado, mas procuram juntos a melhor solução para o problema
O valor do conhecimento
Trata-se de aprendizado contínuo e autoaperfeiçoamento. Cada um de nós pode se fazer a pergunta: “Como posso melhorar meu conhecimento?” E se seu valor for aceito na família, o custo da educação não será controverso.
O valor da etiqueta
Uma família que afirma esse valor tenta tratar as pessoas com respeito e é hospitaleira. Quando o marido, a esposa e os filhos estão em uma empresa, eles se comportam da maneira mais amigável possível para que os outros se sintam à vontade com eles. A imagem de uma família boa e bem-comportada, em que todos são recebidos com cordialidade, é coerente com outro valor básico: a amizade.