Na moda moderna, é geralmente aceito que o preto é um sinal de elegância e luxo. Ele atrai, torna a imagem magnética e misteriosa.
Pela primeira vez, o preto foi amplamente usado em roupas na Espanha no século XVI, e as roupas pretas eram um capricho da nobreza, pois as tinturas pretas eram caras e somente os ricos podiam comprar tecidos tão valiosos. Os espanhóis eram até mesmo provocados por corvos por causa de sua paixão por ternos e vestidos pretos, você pode imaginar?
Se você analisar detalhadamente, o preto é a “ausência de cor”: ele absorve absolutamente todas as cores, não as deixando passar para o mundo exterior. ⠀
Os psicólogos têm opiniões diferentes sobre essa cor. Alguns atribuem aos amantes do preto uma tendência à percepção negativa da realidade, à tristeza, à dúvida, ao desejo de se isolar do mundo inteiro e à tendência à depressão. Outros psicólogos são menos categóricos e chamam aqueles que preferem o preto de pessoas teimosas e intransigentes, com paixões ocultas, que não querem deixar ninguém entrar em seu mundo interior.
Mas não importa quanto tempo durem essas disputas e a busca por um meio-termo, ninguém pode negar o fato de que no século XXI essa cor é um símbolo de sofisticação, reflexão e sabedoria, superioridade e poder!
Uma pessoa que tem plena confiança em si mesma escolhe o preto, enfatizando assim sua superioridade. O preto é uma cor extraordinária, diferente de todas as outras. Sua propriedade “mágica” é a capacidade de enfatizar ou abafar.
Mas, apesar de suas muitas vantagens, vale a pena admitir que essa cor não é para todo mundo. Ela é mais adequada para morenas com uma pele perfeita e olhos claros. A pele pode ser clara ou escura, mas quaisquer defeitos (rugas, espinhas, manchas de idade) são destacados e enfatizados por roupas pretas. Os proprietários de cabelos loiros também podem usar roupas pretas, mas de preferência não na área do retrato, e a parte superior da imagem deve ser “diluída” com outros tons.