A organização de um casamento implica a preparação da festa muito antes do casamento. O formato tradicional não é o preferido de todos. Os jovens procuram cada vez mais afastar-se dos estereótipos. A festa de casamento tornou-se uma nova tendência.

Em vez de uma sala de registo civil aborrecida, onde se reúnem os convidados, propõe-se a organização de um espaço espetacular na natureza. Aqui é colocado um arco, por vezes entrançado com luzes e decorado com flores. Junto ao arco são colocadas cadeiras. Cria-se assim a sensação de um palco para a ação principal do casamento – uma cerimónia em que os noivos trocam votos de amor e fidelidade, dão origem às suas tradições familiares e partilham com os convidados uma parte do seu amor.

As festas de casamento começaram a realizar-se não há muito tempo, mas já encontraram os seus adeptos. A principal vantagem deste formato em relação ao casamento clássico é o facto de ser concebido para todas as idades. Nesta celebração, os amigos dos jovens e os familiares mais velhos encontrarão algo para fazer.

Muitas vezes, o casamento é realizado com a observância do código de vestuário. Os convidados vestem roupas de uma determinada cor e estilo e ficam muito bonitos na fotografia. Ao contrário de uma cerimónia clássica, a noiva pode ter muitas damas de honor em vez de uma testemunha. Situação semelhante para o noivo, que pode ter não só um padrinho, mas vários. Para eles, são seleccionados um determinado estilo e cor de fatos, de modo a que todos eles façam efetivamente sombra aos jovens na noite festiva.